07/03/2011

Manta de crochet


Para as meninas que estão interessadas em colaborar na execução de uma mantinha de crochet para oferecermos a uma das várias instituições que carecem de ajuda, aqui está uma breve descrição daquilo que acordámos e umas fotos exemplificativas, que também já enviei por e-mail para os endereços que tinha.
O fio escolhido foi o Catitano, da Rosários4. Não fará um trabalho particularmente bonito, mas tem uma espessura que nos permite avançar rapidamente (quem sabe até fazer mais que uma manta!), tem um preço muito acessível (0,90€ na D. Júlia) e imensas cores giríssimas.

Ora então... ao trabalho:
Com fio Catitano e agulha nº 4, ponto alto (retirado em 3x), com quatro voltas, a roseta (o quadrado) fica com cerca de 11 cm de lado. Não é preciso um rigor máximo, porque o trabalho fica suficientemente flexível para poder ser um bocadinho esticado ou encolhido ao unir, mas convém que o tamanho seja aproximado. Por esse motivo, sugiro que quem faz o ponto muito apertado experimente com uma agulha 4,5 e quem o faz muito laço, experimente com 3,5.

Esta roseta nas fotos tem quatro cores, mas podem até ser feitas numa só cor; também ficam muito giras. Não falámos em utilizar cores específicas, mas penso que uma mistura diversificada vai resultar bem, de certeza. Podemos depois pensar numa maneira de uniformizar. Por favor, se têm dúvidas em relação ao ponto, digam, que eu tento explicar, OK?




1 comentário: