11/07/2014

Vamos aprender a seguir um modelo? (4)

(escrito por Isa Ribeiro)

Vamos continuar com o tutorial que ensina como decifrar instruções de modelos para tricotar em português.

Estamos a seguir este modelo da Drops.

Quem não acompanhou os primeiros posts, pode vê-los aqui:

Vamos aprender a seguir um modelo? (1)
Vamos aprender a seguir um modelo? (2)
Vamos aprender a seguir um modelo? (3)

Agora já recolhemos todas as informações que precisamos de saber antes de começar e é só agarrarmo-nos às agulhas!!!
As instruções dizem o seguinte para a frente:

FRENTE:
Tricota-se em idas e voltas. Com o fio Muskat e as agulhas 3,5 mm montar 104-110-122-134-146-158 ms/pts (incluindo 1 m/p ourela de cada lado). Tricotar em canelado/barra 3/3 (3 ms/pts meia-3 ms/pts liga/tricô) com 1 m/p ourela de cada lado.

Geralmente a estrutura de todos os modelos é semelhante,alguns tem instruções que descrevem o trabalho carreira a carreira, e outros são mais abreviados, e indicam para tricotar determinado ponto até termos um trabalho com alguns centímetros. O modelo é tricotado da mesma forma para todos os tamanhos, mas normalmente o número de malhas que são montadas e o número de diminuições a aumentos varia. Estas diferenças vem sempre ordenadas por tamanho no modelo, e é mais fácil não nos perdermos se assinalarmos as indicações para o nosso tamanho.

Os modelos de tricot normalmente usam abreviaturas para descrever os pontos, existem vários dicionários de tricot inglês-português, mas infelizmente não encontrei um glossário de termos de tricot em português e o que eu aconselho a quem está a habituar-se a ler modelos é que procure o significado das abreviaturas no google antes de começar e faça muitas notas no modelo, com explicações para cada abreviatura. Não tarda vão ser uns profissionais do tricot e vão ler abreviaturas sem pensar duas vezes. Só custa o primeiro modelo.

No início das explicações geralmente existe uma lista de abreviaturas, neste parágrafo temos o exemplo do termo m/p, que significa malha ou ponto.

Como estamos a fazer o tamanho M, que na indicação da lista de tamanhos é o segundo, vamos seguir sempre a segunda indicação e por isso vamos montar 110 malhas. O modelo não indica qual o método de montagem, por isso neste caso é à vossa escolha. Outros modelos poderão indicar uma montagem específica, e caso não a conheçam o google é vosso amigo, se pesquisarem o nome da montagem provavelmente irão encontrar alguma explicação.

A segunda indicação diz para iniciar um canelado 3/3, com 1m/p ourela de cada lado. As ourelas são as malhas que deixamos de lado do trabalho para depois coser a peça, depois de cosida estas desaparecem. Existem duas formas de trabalhar a ourela, ou tricotamos sempre a primeira e a última malha em meia do lado direito, ou liga do lado avesso, ou passamos sempre a primeira malha sem tricotar e tricotamos a última malha sempre em meia do lado direito e em liga do lado avesso. As malhas da ourela são tricotadas sempre da mesma forma até ao final do trabalho.

Um canelado é aquele ponto que vemos nas barras, golas e punhos das nossas camisolas de compra, e é composto pela alternância entre malhas em meia e liga, como este é um canelado 3/3, significa que vamos tricotar 3 malhas em meia e 3 malhas em liga, repetindo até restar apenas uma só malha final, que tricotamos em meia (malha da ourela).


No próximo post vamos continuar com a explicação das instruções.

Aqui estão todos os posts relacionados com este tutorial:
Vamos aprender a seguir um modelo? (1)
Vamos aprender a seguir um modelo? (2)
Vamos aprender a seguir um modelo? (3)
Vamos aprender a seguir um modelo? (4)
Vamos aprender a seguir um modelo? (5)
Vamos aprender a seguir um modelo? (6)

Sem comentários: