28/11/2011

Ajudar a aquecer


Meninas "crochetadeiras", que me dizem a tentarmos concluir o projecto da(s) mantinha(s) antes do Natal?
Quem só cá chegou agora, pode ver mais informações, no primeiro post sobre este assunto.
Para uma manta com aproximadamente 1m x 1,5m precisamos de 117 rosetas (13 fiadas de 9 rosetas cada = 99cm x143cm). Podemos também fazer um tamanho um pouco mais reduzido; com 96 rosetas conseguimos uma mantinha com 88cm x 132cm (12 fiadas de 8 rosetas) e com 77 rosetas conseguimos 77cm x 121cm (11 fiadas de 7 rosetas).
Talvez possamos começar por fazer o tamanho mais pequeno e, depois de unidas todas as rosetas, se acharmos que é demasiado pequeno, juntamos mais uma fiada. Que dizem?
Cada uma de nós teria de unir umas às outras as rosetas que vai fazendo, até ter uma fiada de 7. Tendo várias fiadas, uni-las umas às outras. Depois combina-se quem unirá os vários conjuntos de fiadas. Poderá fazer-se no final um picô a toda a volta, para uniformizar, mas isso decide-se depois.
Relativamente à forma de unir as rosetas, a Marta sugeriu já um método. Nunca o usei, mas parece simples e aumenta a dimensão da manta, o que implica menos rosetas para obter o tamanho pretendido à partida. Por outro lado, aumenta o trabalho de quem une as fiadas. Um outro método, que já usei e funciona muito bem, está excelentemente descrito e ilustrado num blog giríssimo , que quem ainda não conhece, vai adorar conhecer :)

O próximo encontro é já daqui a umas horas. Até lá!

Sem comentários: